PORQUÊ QUE NÃO SE ABOTOA O ÚLTIMO BOTÃO DO BLAZER E DO COLETE?

Não é a primeira vez que toco neste assunto e devo dizer que nunca é demais partilhar again.

Afinal de contas porquê que não se deve abotoar o último botão do blazer? ou melhor, quem foi o “maluco” que inventou isso?

Porque verdade seja dita e muitos dizem “se o botão está lá então é para abotoar!"

Esta afirmação é válida mas no mundo fashion e principalmente neste estilo clássico que é dos estilos mais conservadores é muito difícil quebrar certas regras e esta é daquelas que eu não acredito que poderá ser bem vista pelos “gurus” do estilo clássico.

De onde vêm?

Rei Eduardo VII

Rei Eduardo VII

A origem deste estilo vem do século XIX da realeza inglesa que na altura (entre 1841 e 1910) tinha como rei Eduardo VII.
Durante o seu reinado os fatos eram tendência mas dada altura o Rei engordou ao ponto de não conseguir fechar o ultimo botão do colete. Este detalhe fez que por respeito toda a corte Inglesa deixasse de abotoar o último botão do colete.

Outro acontecimento que estimulou este detalhe foi por volta de 1906 quando se começou a usar blazers com 3 botões que também passaram a ser usados para andar a cavalo, foi aí que o Rei Eduardo VII voltou a fazer o que ja havia feito com o colete e desabotoou também o ultimo botão do blazer que ajudava na mobilidade da cintura para montar o cavalo.

Hoje em dia…

Nos dias de hoje esta tendência perdura e é a “regra dos deuses” para os que usam e são fãs de fatos tanto que os fatos hoje em dia são feitos a contar com esse detalhe de “liberdade” ou mobilidade na zona da cintura.

Confeso-vos que ter o último botão do blazer desabotoado (principalmente nos blazers double breasted) têm outra elegância!




Previous
Previous

MOCCASINS, DRIVERS E LOAFERS - QUAL É A DIFERENÇA?

Next
Next

3 LOOKS COM PENNY LOAFERS FEATURING @CHELLITOVANDUNEM