MOCCASINS, DRIVERS E LOAFERS - QUAL É A DIFERENÇA?
No final de 2011 quando abri a minha conta Instagram tornei-me fã deste sapato, acompanhava o perfil do Rui Martins e pensava “um dia vou ter uma data deles de vários feitios e cores “.
Naquela altura apenas chamava sapatos ou loafers tal como via nos sites em que os comprava, depois ouvia muitas pessoas principalmente angolanos a dizer mocassins e eu pensava "deve ser um sapato novo que nunca vi..” até a altura que fui investigar e percebi que era o estilo de sapato que já usava.
Tempo passou e decidi fazer uma pesquisa aprofundada para perceber o porquê dos dois nomes até porque em Inglaterra diz-se muitas vezes Drivers e hoje cá estou para explicar-vos a diferença destes 3 nomes.
“É o mais informal dos formais e o mais formal dos informais”
MOCCASSINS
Maior parte destes sapatos são em couro mas existem muitos em camurça por exemplo, a grande característica é a inexistência de divisão, ou seja, da sola até a ponta do pé é contínua e na zona do peito do pé é que existe uma divisão em formato de U.
Com o tempo foi criado mocassins com sola anti-derrapante (maior parte em borracha) e esses são os mais usados nos dias de hoje e têm o nome de Driver com outros detalhes e tecidos.
Att: Eu fiz um resumo de algumas pesquisas mas encontrei este link no qual podem saber mais sobre a origem dos Moccasins.
Driver
Tal como a tradução em português (condutor) esta versão Moccasins criada para garantir o conforto dos condutores, sofre uma alteração na sola que são as borrachas elas também funcionam como anti-derrapante.
Os drivers também podem ser encontrados noutros tecidos mas o mais comum é em camurça.
LOAFERS
Diferente dos Moccasins estes não têm cordões/atacadores (alguns têm berloques como na primeira fotografia) mas a grande diferença está no facto dos loafers tal como outros sapatos possuem uma sola costurada mais resistente.
Considerado os mais formal dos 3 e pode ser encontrado facilmente em couro, cabedal ou camurça.