“COMO ADOPTAR UM ARMÁRIO CÁPSULA MUDOU A MINHA VIDA!” BY CLAÚDIA OLIVEIRA

A minha paixão pela moda já vem de há muitos anos, nasci e cresci em Itália e durante toda a minha infância o gosto pela moda, pelos tecidos, combinações de cores e por aquilo que a moda pode revelar sobre alguém, foi-me incutido pela minha mãe.

Tal como a minha mãe o era, costumava ser muito consumista no que toca à compra de roupa, entretanto, os anos foram passando e a minha mentalidade foi mudando. Confesso que o facto de ter sido mãe, também teve um enorme peso nessa minha consciencialização.

Assim que percebi que tinha que mudar os meus hábitos de compra compulsiva, comecei um processo de minimalismo e redução das peças do meu roupeiro, tudo ao meu ritmo, e entrei no mundo do armário cápsula.

pexels-polina-tankilevitch-3735641.jpg
IMG_20200917_013920.jpg

O QUE É UM ARMÁRIO CAPSULA?

Um armário cápsula é um armário funcional, onde todas as peças combinam umas com as outras, e o conceito foi criado pela estilista Susie Faux em 1970.

Ninguém precisa de mais do que 40 peças de roupa para viver, por isso, tudo o resto é acumulação.
— SUSIE

A "montagem" do meu armário não foi fácil nem foi rápido!

Demorei cerca de 2 anos até ter o armário que tenho hoje. Um armário onde consigo conjugar todas as minhas peças de maneiras diferentes e onde vejo um estilo que adoro, prático e intemporal.

Tive que me despedir de peças que adorava, mas que só usava uma vez por ano. Tive que olhar para a minha roupa e fazer uma selecção criteriosa e sincera do que vestia regularmente, do que já não vestia há mais de 6 meses, do que sabia que nunca mais iria vestir, do que já não me assentava bem e do que já não ia de acordo com as minhas novas preferências.

Enganam-se se pensam que deixei de comprar roupa, volta e meia ainda compro, mas na altura da compra há todo um processo mental que me ajuda a adquirir a peça ou não. As duas perguntas cruciais são: com quantas peças consigo conjugar isto? Esta peça é versátil o suficiente para usar num ambiente mais formal e num ambiente mais descontraído?

pexels-kai-pilger-996329.jpg

Vamos construir o ARMÁRIO CAPSULA?

Para começarem a construir o vosso próprio armário é importante escolherem primeiro o estilo com que se identificam, o meu é sem dúvida o casual chic. Qualquer pessoa pode fazer um armário cápsula em qualquer estilo com que se identifique.

Depois, devem fazer uma selecção de todas as peças do vosso armário e, se for necessário, comprar o que falta para construírem o vosso próprio armário cápsula.

Um armário cápsula anual não deve ter mais do que 100 peças, o que dá uma média de 25 peças por estação do ano. Esse número total de peças não inclui sapatos (ainda bem!).

IMG_20200917_013728.jpg




Com o meu armário consegui:

- Usar todas as peças do meu armário, conjugando looks mais variados em qualquer estação do ano;

- Poupar imenso tempo na escolha da roupa a usar e a conjugar;

- Sentir-me sempre bem, bonita e confortável com todas as peças do meu armário.

O título não é enganador, sinto mesmo que essa simplificação no meu modo de vestir e de pensar simplificou a minha vida... E acreditem em mim!

Uma mãe com filhos pequenos quer uma vida simplificada ;).

Agora estou a começar a construir um armário cápsula para os meus filhos, pois principalmente quando são pequenos, não há necessidade nenhuma de comprar 1001 peças de roupa.

Deixo-vos a minha lista de essenciais para um armário minimalista:

- 1 blazer preto

- 1 camisa branca e/ou 1 t-shirt branca

- 1 casaco de pele preto

- 1 par de calças de ganga

- 1 par de calças pretas

- 1 par de stilettos pretos

- 1 par de mocassins e/ou 1 par de ténis (dependendo do estilo)

E vocês? Conhecem este conceito? Já alguma vez pensaram em adaptar este estilo de armário?
Se tiverem alguma dúvida sobre o processo podem comentar este post ou entrar em contacto comigo através do email ou das minhas redes sociais ;)

Love

Claudia



Previous
Previous

ESPECIAL “TRENDS DE OUTONO” (LOOK 1) BY ELISANGELA DO AMARAL

Next
Next

LADIES FIRST - “CONTAR E CONSTRUIR NARRATIVAS ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA” by MARCYA EVELINE