QUAL É A MEDIDA CORRECTA DA BAINHA?
Lembram-se do tempo em que usar a calça acima do tornozelo era motivo de gozo na escola… diziam “calças a chover”, não era ?
Tudo mudou com o surgimento das skinny jeans (no final da primeira década de 2000) que resultou automaticamente com a subida da bainha até à zona do tornozelo. Esta foi sem dúvidas das tendências com maior longevidade, com alguns exageros à mistura, hoje em dia as calças skinny deixaram de ser tendência mas ainda são válidas, e tal como disse num post aqui no blog, basta usá-las com alguma mestria para não tornar o outfit num desastre.
Afinal de contas qual é a medida certa para a bainha?
Bem, segundo os “gurus” da moda masculina defendem que a calça não deve tapar o calçado mas deve estar 2 centímetros acima do inicio do mesmo.
De outro modo, para simplificar podemos usar o osso do tornozelo como mediador em caso de incertezas.
A medida da bainha não é a mesma para todos os estilos e eventos, há que haver noção que os mesmos devem manter algumas regras de etiqueta.
No estilo clássico (principalmente em eventos formais) o nível da bainha deve estar logo no início dos atadores e do tornozelo, nesse caso, a bainha será desnivelada menos meio centímetro na parte da frente do que a parte de trás.
Para o estilo casual não é rigoroso mas não deve haver exageros, sendo assim, o mais aconselhável é a bainha estar um pouco acima do osso do tornozelo.
E por fim, para um outfit super descontraído sem qualquer tipo de compromisso, é seguro usar a bainha bem mais acima do osso do tornozelo ou também o inverso, com tecido a sobrar e a cobrir boa parte do calçado, até porque há calças e estilos propícios para tal mas atenção aos exageros que podem arruinar um bom outfit.
Exageros.. DON’T DO THIS PLEASE!
E até porque estamos a falar de calças, convido-vos a dar um ‘check’ na minha pequena lista de tendências para 2023 onde vou apostar em calças largas.